Está acabando o tempo! Estudantes com dívidas do FIES têm última chance para quitar débito
A oportunidade de regularizar pendências financeiras relacionadas ao FIES está chegando a um ponto decisivo. Para muitos ex-estudantes, a chance de se libertar de uma dívida que compromete planos e projetos futuros está em uma reta final.
Trata-se de uma chance única de aliviar uma carga financeira que tem impactado diretamente a vida de milhares de pessoas. A pressão por uma resolução definitiva nunca foi tão urgente, e o tempo corre contra aqueles que ainda não conseguiram regularizar suas dívidas com o FIES.
Quem deixar essa oportunidade passar pode enfrentar consequências duradouras e difíceis de reverter, tornando a ação imediata uma necessidade inadiável para todos os beneficiários do FIES que ainda possuem débitos pendentes.

Até quando os beneficiários do FIES podem aderir ao programa de renegociação?
Os beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) têm até o dia 31 de agosto de 2024 para aderir ao programa de renegociação de suas dívidas. Este prazo é definitivo e faz parte de uma iniciativa do governo para oferecer condições especiais de quitação através do programa.
A medida visa dar aos devedores uma última oportunidade para se livrarem das pendências que, em muitos casos, têm dificultado o acesso ao crédito e a realização de novos projetos.
É importante que todos os interessados fiquem atentos a esse prazo, pois, após o término do período de adesão, não haverá mais a possibilidade de renegociação nessas condições específicas.
Os beneficiários devem agir o quanto antes para evitar que o prazo final seja ultrapassado, o que pode resultar em consequências financeiras mais severas e a impossibilidade de aproveitar os benefícios oferecidos atualmente.
Confira: MEC oferece oportunidade única para professores em todo o Brasil; Veja como participar
Critérios para participar da renegociação das dívidas do FIES
Para participar da renegociação das dívidas do FIES, o contrato de financiamento precisa ter sido feito até o final de 2017, e as parcelas devem estar em atraso até 30 de junho de 2023. Apenas as dívidas que estão atrasadas há mais de 90 dias até essa data podem ser renegociadas.
O programa Desenrola FIES oferece diferentes opções de desconto e parcelamento, dependendo da situação de cada pessoa. Por exemplo, quem está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) ou recebeu auxílio emergencial durante a pandemia pode ter descontos de até 100% nos encargos.
As condições variam de acordo com o tempo de atraso da dívida. Se o atraso for superior a 360 dias, os descontos podem chegar a 77% para pagamento à vista, ou até 99% para quem está no CadÚnico e tem contratos com mais de cinco anos.
Mas quem ainda não terminou o curso ou está na fase de carência, pagando parcelas trimestrais, não pode participar dessa renegociação.
Passos para solicitar a renegociação das dívidas do FIES
Os beneficiários do FIES que querem renegociar suas dívidas têm algumas opções para isso. Eles podem ir diretamente a uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, que são os bancos responsáveis pelo financiamento.
Outra opção é usar o portal SifesWeb, disponível para quem tem contrato com a Caixa. Além disso, é possível fazer a renegociação através de aplicativos, como o aplicativo FIES da Caixa ou o app do Banco do Brasil.
Esses canais de atendimento vão mostrar todas as informações sobre a dívida atual e as condições de renegociação disponíveis. Quem optar por parcelar a dívida vai ter prestações mínimas de R$200.
Após a adesão e o pagamento da primeira parcela, o nome do devedor e do fiador será retirado dos registros de inadimplência em até sete dias úteis. Lembre-se de que a adesão só é confirmada após o pagamento da parcela inicial, que vence no mesmo dia das parcelas originais do contrato.
Leia também: Estude DE GRAÇA e trabalhe de casa! Governo oferece quase 100 CURSOS para você mudar de profissão